Outros Projectos

O Nascer Maravilhoso da Espiga Dourada

Numa co-criação dos Macadame, Filipa Malva e AnaBiscaia, este espectáculo trata do contraste entre aquilo que foi sendo construído como tradicional e o que é a nossa tradição, criada a partir do quotidiano, por repetição do gesto e do olhar daqueles que o viveram e nele trabalharam. Música, palavra, ilustração e cinema dialogam em palco procurando um desacerto que possa tornar aparente esta contradição.

 

Sinopse

Naquele tempo uma sardinha dava para quatro e da cabeça fazia-se um caldinho para ensopar a côdea dura do pão d’ontem. Casa modesta, mas limpinha; em cada cama quatro – dois para lá, dois para cá. Ia-se à igreja rezar avé-marias e à fonte encher a cantarinha, os fatos sempre bem engomados no aprumo de um rancho alinhado de figuras de barro.

E o trabalho de sol a sol mas sempre com alegria, os calos das mãos cobertos com lenços dos namorados e as raparigas de uma beleza singela, alegremente a cantar. Meias de renda, tamanquinhas de verniz, fitas bordadas, corações de filigrana…

Quanto nos ficou do livro da terceira classe?

Hoje reproduz-se o típico em formato porta-chaves para vender aos turistas. Por todo o lado cortiça, azulejos e galos de barcelos. E meias de renda, tamanquinhas de verniz, fitas bordadas, corações de filigrana, alegremente cantando entre as barraquinhas de chouriças.

Ficha Técnica

why not check here Buy Viagra 50 mg in Bellevue Washington Criação
Macadame, Filipa Malva e Ana Biscaia

Vozes
Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC)

Locução
José Carlos Nelas

Ilustração
Ana Biscaia

Espaço Cénico e Figurinos
Filipa Malva

Operação de Som
Gonçalo Rui Santos

Desenho e Operação de Luz
Manuel Alão

Operação de Vídeo
Henrique Patrício

Textos
Vida e Arte do Povo Português, Secretariado da Propaganda Nacional, 1940 (adaptados)
João Fong

Selecção de Filmes
Sérgio Dias Branco
João Fong