Outros Projectos

O Nascer Maravilhoso da Espiga Dourada

Numa co-criação dos Macadame, Filipa Malva e AnaBiscaia, este espectáculo trata do contraste entre aquilo que foi sendo construído como tradicional e o que é a nossa tradição, criada a partir do quotidiano, por repetição do gesto e do olhar daqueles que o viveram e nele trabalharam. Música, palavra, ilustração e cinema dialogam em palco procurando um desacerto que possa tornar aparente esta contradição.

 

Sinopse

Naquele tempo uma sardinha dava para quatro e da cabeça fazia-se um caldinho para ensopar a côdea dura do pão d’ontem. Casa modesta, mas limpinha; em cada cama quatro – dois para lá, dois para cá. Ia-se à igreja rezar avé-marias e à fonte encher a cantarinha, os fatos sempre bem engomados no aprumo de um rancho alinhado de figuras de barro.

E o trabalho de sol a sol mas sempre com alegria, os calos das mãos cobertos com lenços dos namorados e as raparigas de uma beleza singela, alegremente a cantar. Meias de renda, tamanquinhas de verniz, fitas bordadas, corações de filigrana…

Quanto nos ficou do livro da terceira classe?

Hoje reproduz-se o típico em formato porta-chaves para vender aos turistas. Por todo o lado cortiça, azulejos e galos de barcelos. E meias de renda, tamanquinhas de verniz, fitas bordadas, corações de filigrana, alegremente cantando entre as barraquinhas de chouriças.

Ficha Técnica

go to link Criação
Macadame, Filipa Malva e Ana Biscaia

follow Vozes
Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC)

http://elmechstructuralengineering.com/saraswati-project/ Locução
José Carlos Nelas

Ilustração
Ana Biscaia

Espaço Cénico e Figurinos
Filipa Malva

Operação de Som
Gonçalo Rui Santos

Desenho e Operação de Luz
Manuel Alão

Operação de Vídeo
Henrique Patrício

Textos
Vida e Arte do Povo Português, Secretariado da Propaganda Nacional, 1940 (adaptados)
João Fong

Selecção de Filmes
Sérgio Dias Branco
João Fong