Biografia

see url

click here Os Macadame formaram-se em 2011 em Coimbra. Vânia Couto (voz), Rui Macedo (guitarra eléctrica), Paulo Yoshida (baixo), João Fong (programação e teclados) e Alexandre Barros (guitarra acústica/viola braguesa) conheceram-se no GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra) onde cultivaram o gosto pela música tradicional portuguesa. Partindo desse universo popular português, que conhecem bem,  entretecem-no com sonoridades eléctricas e eletrónicas numa estética contemporânea.

http://hdurivage.com/films/ Em 2012, participaram no espectáculo “Vira como a Vida”, com a concepção da coreógrafa Clara Andermatt, incluído na abertura do 2º Ciclo de Programaçao da Capital Europeia da Cultura “Tempo para Criar”, uma produção do CCTAR e Fura dels Baus. No mesmo ano lançam um EP (Macadame-EP).

Em 2014, lançam o seu primeiro disco “Pão quente e bacalhau cru” (5 estrelas na revista Blitz), edição de autor, com arranjos sobre temas tradicionais.

Conceberam e participaram no espectáculo comunitário “Bom grão fará bom pão” na Vila do Espinhal (Penela) em 2015: um percurso pela Vila conduzido pelos próprios moradores, integrado na programação do Festival Asas.

Em 2016 lançam “Firmamento” com temas tradicionais, outros originais, ou tudo misturado. No mesmo ano criam, em colaboração com Filipa Malva e Ana Biscaia, o espectáculo “O Nascer Maravilhoso da Espiga Dourada” a partir de um convite do GEFAC para integrar as comemorações do seu 50º Aniversário.